O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos venceu a eleição para a presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, em disputa contra a desembargadora Nelma Sarney, na manhã desta quarta-feira (04).
J.J obteve 16 votos, a maioria dos membros do pleno do TJ-MA. Nelma, por sua vez, saiu derrotado com 10 votos. Houve um voto em branco
Na mesma eleição também foi escolhido para vice-presidente o desembargador Lourival Serejo que disputou com José Bernardo Silva Rodrigues.
O Desembargador Marcelo Carvalho foi eleito para a Corregedoria Geral.
.Com informações de Domingos Costa

Em seu primeiro discurso como presidente eleito do Tribunal de Justiça, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos (foto), que venceu a eleição desta quarta-feira (04) por 16 votos a 10, contra Nelma Sarney, mandou um recado aos seus detratores e outros que fizeram campanha contra a sua candidatura: "não vou perseguir ninguém".
Quando começou sua fala, a concorrente já estava ausente, mas ele pediu que fosse transmitida a ela a mensagem de que não haverá nenhum clima de inimizada.
Figueiredo dos Anjos disse que presidir o TJ sempre foi seu sonho, alimentado desde quando ingressou na magistratura, tendo percorrido várias comarcas do interior. Ele lamentou desapontar os que pediram para desistir em nome de uma tradição, mas havia o compromisso consigo e com vários colegas desembargadores de pleitear o cargo.
Pregando a harmonia entre os três poderes, disse que pretende manter uma relação cordial com o governador Flávio Dino (PCdoB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), bem como pretende aproximar o Ministério Público, a Defensoria Pública, a OAB-MA e demais instituições da área do Direito. Garantiu também que as portas do seu gabinete vão estar abertas para toda a sociedade. Leia reportagem em Maranhão Hoje.
Com informações de aquiles emir.
Cai último bastião da oligarquia: Nelma Sarney é derrotada na eleição do TJ/MA
A desembargadora Nelma Sarney foi derrotada pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, eleito na manhã desta quarta feira (4) o novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão para o biênio 2018/2019.
José Joaquim obteve 16 votos, contra 10 da desembargadora Nelma Sarney.
A sessão teve início às 9h, na sala das Sessões Plenárias do Tribunal de Justiça do Maranhão. A posse oficial da nova mesa diretora ocorrerá em dezembro deste ano.
Nelma é casada nada menos com Ronald Sarney, irmão do ex-senador José Sarney. Nelma vem a ser cunhada de Sarney e tia da ex-governadora Roseana Sarney.
Sarney chegou a promover uma reunião quando iniciou a pré-campanha para fazer Nelma Sarney presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ele reuniu em sua casa no Calhau logo no começo das articulações em favor de Nelma magistrados e advogados para apoiarem a candidatura da desembargadora. O ex-senador é tido com um político com trânsito nos tribunais e por muito tempo foi considerado influente no judiciário maranhense. Desta vez foi derrotado com a candidatura da cunhada.
A perda do comando do TJ é mais uma derrota humilhante para o grupo Sarney e um duro golpe nas pretensões da família em voltar ao poder em 2018.
Com informações de Jhon Cutrim