Notícias de Imperatriz e região Sul do Maranhão

Notícias de Imperatriz e região Sul do Maranhão

BLOG DO NEGRAO | PAULONEGRAO.COM.BR

BLOG DO NEGRAO | PAULONEGRAO.COM.BR

PPS ganha reforço de peso em Imperatriz

0 comentários
Em solenidade realizada na manha desta sexta feira (04/10), na câmara municipal de Imperatriz, a empresária Mara La-Rocque oficializou seu ingresso a sigla do PPS. prestigiada por vários amigos (a), lideranças comunitárias, A vice prefeita de Montes Altos Kelly Rocha, o vice presidente estadual do PPS, Professor Sérgio,O vereador de São Luiz Wellington, Vereadores de Davinópolis, do vice prefeito Luiz Carlos Porto e vereadores de vários partidos da cidade. Mara reafirmou na tribuna da câmara que é pré-candidata a deputada estadual e que seu projeto de filiação ao PPS é o inicio de um processo que ganhará as ruas em 2014 em busca da aprovação popular e em defesa das comunidades mais necessitadas.

COMEFC conclui ciclo de audiências públicas nos 23 municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás.

0 comentários


Nesta sexta feira (04/10) às 15 horas acontece em Buriticupu, acontece à penúltima audiência pública sob o comando do COMEFC, consórcio dos municípios da estrada de ferro Carajás, o consórcio que já realizou vinte e uma audiências até agora sob o comando de sua presidente Cristiane Damião, prefeita de Bom Jesus das Selvas, tem avançado bastante nas discussões que giram em torno das garantias a serem asseguradas pela mineradora Vale que usa o solo desses vinte e três municípios para transportar seus minérios, e segundo o consorcio e as prefeituras não tem contribuído para a diminuição dos impactos causadas a essas populações.
A ultima audiência será realizado no sábado (05/10), as nove da manhã em Bom Jesus das Selvas, cidade administrada pela presidente do consorcio Cristiane Damião, na semana passada uma comissão de executivos da mineradora Vale, esteve visitando o gabinete da prefeita Cristiane, é possível que nestas duas audiências eles possam participar representando à mineradora. Após o ciclo de audiências que começou no inicio do ano, o consórcio vai elabora um documento em conjunto com os municípios para que possa nortear as ações dessas comunidades junto à companhia Vale. Como no sábado acontece a ultima audiência desta série de 23, é provável que os prefeitos desses municípios estejam em massa em Bom Jesus das Selvas para fechar o ciclo de debates com presença máxima das cidades atingidas pela Vale.

Assessoria

Confirmado: Mara La-Rocque assina ficha de filiação ao PPS, nesta sexta feira as 9 da manhâ na câmara municipal.

0 comentários

Em solenidade na manha desta sexta feira (04/10), o empresaria e Bacharel em direito Mara La-Rocque, assinará sua ficha de filiação ao PPS de Imperatriz. O partido que tem como presidente em Imperatriz o vice-prefeito Luiz Carlos porto e em nível de estado a deputada estadual Elisiane Gama, pré-candidata a governo do Maranhão em 2014.
Confirmaram ontem que estarão presentes na solenidade de filiação politica de Mara La-Rocque e de outras pessoas como o vice-presidente da associação de pastores de Imperatriz e ex-presidente do PTdoB, Pastor Paulo Sérgio. O evento é aberto ao publico e aos demais partidos que quiserem prestigiar a conferencia politica do PPS-23.

Audiência pública na câmara marca comemoração do Outubro Rosa em Imperatriz.

0 comentários

Com a participação de vários pacientes, médicos e diversos seguimentos da sociedade civil organizada, foi realizada na manha desta quinta feira.,(03/10), a sessão de audiência pública alusiva as comemorações nacional do Outubro Rosa que foca a necessidade do diagnostico precoce e combate ao câncer de mama e outros tipos da doença que mata milhares de mulheres no Brasil a cada ano.
A ampare, entidade sem fins lucrativos que foi criada em Imperatriz para apoiar as vitimas de câncer, se fez presentes com vários membros de sua diretoria. Alem de outras organizações não governamentais que compareceram na câmara nesta manha. A luta das entidades é para que aumente a participação do sistema de saúde e permita oferecer mais investimentos públicos no tratamento diagnósticos e preventivos, hoje o Hospital São Rafael é credenciada e atua no diagnósticos e na cura da patologia com o serviço de quimioterapia, em breve deve disponibilizar o serviço de radio terapia.
Os diretores do Hospital São Rafael, médicos Edson Peixoto e José Carlos Fernandes informaram que, até o ano que vem a estrutura física do hospital estará em condições de receber o credenciamento do governo federal para operacionalizar o serviço de radioterapia, visto que atualmente já faz o atendimento de quimioterapia para Imperatriz e mais trinta cidades da região Sul maranhense.
A vereadora Terezinha Soares do PSDB, presidente da comissão de saúde da câmara, destacou a importância da sessão e reafirmou o interesse da casa de leis no âmbito municipal, de está lado a lado com a sociedade na busca da redução dos casos e humanização no tratamento dos diagnosticados.
O prefeito Sebastião Madeira e a secretaria de saude Conceição Madeira, mesmo não estando presentes, receberam a camisa ainda no dia de ontem e fizeram questão de usar em aparição publica durante agenda de compromisso.

TSE decide nesta quinta se partido de Marina disputará eleição em 2014

0 comentários
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidirá nesta quinta-feira (3) sobre o registro do partido Rede Sustentabilidade, que a ex-senadora Marina Silva pretende criar para participar das eleições de 2014. Será a última sessão do tribunal antes do prazo final para a criação de partidos, no dia 5 de outubro.
Caso o partido seja aprovado pelo plenário do tribunal, poderá concorrer no ano que vem. Se o tribunal entender que não foi comprovado o apoio mínimo necessário para a criação da legenda, dará mais prazo para que as assinaturas sejam certificadas pelos cartórios eleitorais e juntadas ao processo.
Nesse caso, o partido não teria mais condições de concorrer em 2014. Marina ainda poderia se filiar a um outro partido até sábado caso queira participar da disputa presidencial - segundo a última pesquisa Ibope, Marina estava em segundo lugar nas intenções de voto.
Parecer enviado pelo Ministério Público Eleitoral foi contrário à criação do partido. Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, o partido de Marina tem 442 mil assinaturas de apoio, mas a lei exige 492 mil - equivalente a 0,5% dos votos dados para os deputados federais nas últimas eleições. Faltam, segundo o MP, 50 mil assinaturas.
A ex-senadora pede que o TSE valide 95 mil assinaturas rejeitadas pelos cartórios - com isso teria mais que o mínimo necessário. O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, opinou contra a criação da Rede por ausência do apoio mínimo necessário, mas destacou que com "certo pesar".
"Há que ser registrado certo pesar pela não obtenção dos apoiamentos necessários à criação da agremiação em questão. O presente registro de partido político, ao contrário de outros recentemente apresentados a essa Corte, não contém qualquer indício de fraude, tendo sido um procedimento, pelo que se constata dos autos, marcado pela lisura", destacou o procurador. Há duas semanas, foram aprovados os registros do Partido Republicado da Ordem Social (Pros) e do Solidariedade, do deputado Paulo Pereira da Silva.
O julgamento nesta quinta começará com o voto da relatora, ministra Laurita Vaz. Depois votarão os ministros João Otávio Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, presidente do TSE. Para Marina obter o registro, precisa de pelo menos quatro votos favoráveis.
Na quarta (2), o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que a própria ex-senadora Marina Silva sabe que está "um pouco difícil" a aprovação do registro do partido, já que a lei exige a confirmação do apoio mínimo necessário.
Ao ser perguntado sobre se a situação estava difícil para a ex-senadora, o ministro Marco Aurélio afirmou: "Sim. Ela mesmo vê a situação como um pouco difícil. Devemos considerar que não estamos a julgar no campo jurisdicional. Nós estamos a constatar dados concretos para decidir administrativamente. Ou seja, se houve percalços nos cartórios, evidentemente, nós não poderemos considerar esses percalços", afirmou Marco Aurélio antes da sessão do STF desta quarta.
Para o ministro, a ex-senadora é "ética", mas o TSE precisa cumprir e "todos se submetem às regras do jogo".
Noronha não falou sobre o processo de Marina, mas ao ser perguntado sobre se, em tese, seria possível conceder o registro para quem não atingiu o apoio mínimo, ele afirmou:
"Não. A lei é clara. Você tem que ter o apoiamento de mais de 480 mil, o número é por aí. Se não tiver, não satisfaz. E são coisas diferentes. A imprensa está mal informada quando diz que nós aprovamos aqui partidos com suspeitas de irregularidade. Data vênia, isso não ocorreu. Se a certidão foi do TSE, se veio dos cartórios direto, isso é outro problema. Os precedentes já legitimavam o acolhimento de certidões emitidas diretas pelos TREs. Todas as certidões estavam nos autos atestando número suficiente", disse João Otávio Noronha.
Os outros dois partidos aprovados recentemente eram alvo de denúncias de irregularidade, mas tinham o mínimo necessário de assinaturas de apoio.

Fonte G1

Operação Miquéias vai ao STF por citação a 2 deputados federais

0 comentários
O desembargador federal Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, determinou hoje (02) a remessa da Operação Miquéias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo é apurar a participação dos deputados federais Waldir Maranhão Cardoso (PP-MA) e Eduardo Gomes (PSDB-TO) com o suposto esquema de desvios de recursos de fundos previdenciários e lavagem de dinheiro liderado pelo doleiro Fayed Traboulsi.

O STF é o foro para investigações e abertura de processo criminal relacionados a parlamentares.

Os dois deputados federais aparecem nas investigações "por encontros fortuitos". Dessa forma, a delegada da Polícia Federal Andréa de Pinho Albuquerque, da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos da Polícia Federal (PF), pediu o envio das informações ao STF.

Eduardo Gomes está licenciado do mandato de deputado federal para exercer o cargo de secretário dos Esportes e Lazer do governo de Tocantins.

Durante a investigação, a PF interceptou conversas entre Fayed e os dois parlamentares. Há ainda, segundo a decisão do desembargador federal, indícios de pagamento de comissão aos deputados como sugerem anotações registradas em uma agenda de Fayed, apreendida por promotores do Núcleo de Combate às Organizações Criminosas (NCOC) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), na Operação Infiltrados, ocorrida em maio.

A Infiltrados apurou a influência de Fayed entre policiais civis do DF e levou à prisão do doleiro em março e de dois delegados, Sandra Silveira e Paulo César Barongeno.

Mais dois detentos são assassinados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

0 comentários

De acordo com informações, os detentos assassinados foram Jullyt Paz Siqueira e Marinaldo de Jesus Gaspar. O boletim de ocorrência registrado na delegacia da Vila Embratel afirma que ambos foram vítimas de arma de fogo. Parentes dos detentos passaram toda a madrugada e parte da manhã em frente à delegacia.

Até o momento a Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) do Maranhão não confirmou o que motivou o tiroteio que desencadeou no assassinato dos dois detentos.

Três mortos, com decapitação

Na manhã da última terça-feira (1º), três detentos foram mortos, entre eles, um decapitado. Mais dois presos ficaram feridos gravemente e foram levados para um hospital da cidade. Além dos presos, um agente penitenciário também foi ferido com uma pedra.

As mortes e os feridos foi o saldo de uma briga entre as facções criminosas conhecidas como "Bonde dos 40" e PCM, dentro da Penitenciária de Pedrinhas, desencadeada após a transferência de membros do primeiro grupo da Central de Custódia de Presos de Justiça do Anil (CCPJ) para a Penitenciária de Pedrinhas.

A confusão foi encerrada quando homens da Tropa de Choque da Polícia Militar entrou na penitenciária e isolou os grupos.

Três mulheres vão comandar Tribunal de Justiça do Maranhão pela primeira vez

0 comentários
Pela primeira vez na história, três mulheres vão comandar o Judiciário estadual, no biênio que se inicia com a posse solene, em 20 de dezembro deste ano, e se estende até a mesma data em 2015. A desembargadora Cleonice Silva Freire foi eleita presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em sessão plenária administrativa, nesta quarta-feira (2). A Corte também elegeu as desembargadoras Anildes Cruz, para vice-presidente, e Nelma Sarney, para corregedora-geral da Justiça.

A presidente eleita agradeceu aos colegas, por ter demonstrado confiança não só em seu nome, mas também nos das desembargadoras Anildes Cruz e Nelma Sarney. Lembrou de outras magistradas que já presidiram o TJMA, como Etelvina Gonçalves e Madalena Serejo, mas ressaltou a situação inusitada, que acontece justamente no ano em que o Tribunal de Justiça completa dois séculos de existência.

“Precisamos passar 200 anos para que a mesa diretora do Tribunal de Justiça fosse ocupada por mulheres. Vou ter a alegria de dividir o cotidiano da Corte com as duas”, destacou Cleonice Freire. “Com os senhores, colegas, dividiremos tarefas e responsabilidades”, acrescentou a presidente eleita, referindo-se aos demais membros do TJMA.

Cleonice Freire disse que o principal objetivo é atender às expectativas de todos e antecipou que daria início, imediatamente, ao esboço das pretensões da nova gestão para o próximo biênio. Informou que algumas metas serão anunciadas no dia da posse, mas, à proporção que o tempo for passando, outras ideias irão surgindo e novas metas aparecerão. “Para uma boa administração, é preciso que haja, antes de tudo, planejamento, que vai começar a ser feito a partir de hoje (quarta-feira)”, concluiu.

Inquérito conclui que Amarildo foi submetido a choques elétricos

0 comentários


Amarildo de Souza foi submetido a choques elétricos e asfixiado com saco plástico. Segundo investigação da Divisão de Homícidios, que levou ao indiciamento de dez policiais militares pela morte do ajudante de pedreiro, Amarildo era epilético e não resistiu à sessão de tortura que ocorreu num dos contêineres da UPP. Ainda segundo o inquérito, o major Edson Santos e seus comandados pretendiam arrancar dele informações sobre a localização de armas e traficantes da parte baixa da favela, onde ele vivia com a família. Pelo menos, outros três moradores da comunidade denunciaram que foram torturados dentro da mesma unidade por policiais.
Dez policiais militares, da UPP da Rocinha, entre eles o major Edson dos Santos, foram indiciados pelos crimes de tortura seguida de morte e ocultação de cadáver. Oficial formado pelo Bope, Santos era o comandante da unidade quando ocorreu o sumiço, em 14 de julho. E foi ele quem disse à família de Amarildo que o pedreiro teria deixado a sede da UPP, pouco depois de ter a identidade checada.
A partir do sumiço de Amarildo, foram instaurados quatro inquéritos na Polícia Civil. Enquanto a Divisão de Homicídios conclui a investigação sobre sua morte, a 15ª D (Gávea) apura outros casos de tortura que teriam acontecido durante as investigações da Operação “Paz Armada”, e a Corregedoria de Polícia Civ investiga desvio de conduta durante os primeiros dias de investigações sobre desaparecimento do pedreiro, que levaram ao conflito entre o delegado titulada da 15ª DP, Orlando Zaccone e o seu ex-adjunto Ruschester Marreiros que chegou a pedir, em relatório, a prisão da mulher de Amarildo, Elisabete Gomes da Silva.
A corregedoria da PM também apura paralelamente, inclusive, o desvio de recursos da UPP, que veio à tona em depoimentos colhidos na DH. A parte relacionada ao crime de apropriação indébita vai ficar com a PM.
O promotor do Ministério Público do Rio (MPRJ) Homero Freitas recebeu o inquérito da Divisão de Homicídios na noite desta terça-feira. Ele deve oferecer a denúncia à Justiça nos próximos dias.
Os policiais negam envolvimento no sumiço e dizem que liberaram Amarildo, no dia 14 de julho, depois de constatar que não havia qualquer mandado de prisão contra ele.
Para a sobrinha de Amarildo, Michelle Lacerda, que participou ativamente de campanhas para denunciar o desaparecimento do pedreiro, o caso servirá para que a polícia aprenda a respeitar moradores que vivem em comunidades pobres da cidade:
— A prisão desses policiais servirá para que entendam que na comunidade moram seres humanos, que também têm direitos e que sabem correr atrás para garantir o respeito a esses direitos — afirmou Michelle.

Titulo de cidadão com abstenções e protesto

0 comentários

Os vereadores Carlos Hermes e Aurelio Gomes ambos integrantes do bloco de oposição na câmara municipal, não concordaram com a aprovação do decreto legislativo n. 08 de 20/08/2013, de autoria do vereador,Fidélis Rodrigues da Silva, que outorga o titulo de cidadão imperatrzense ao ex prefeito de Davinópolis Chico do Radio.
As abstenções dos vereadores durante o ato de votação e aprovação da honraria, aqueceu a discussão em torno dos critérios utilizados para conceder o titulo de cidadão, visto que a pessoa que é indicada, não faz o pedido a câmara municipal, pelo menos formalmente não se tem esse registro nos anais da casa.
Para o vereador José Carlos Soares, "é uma falta de respeito e constrangimento para a pessoa que é indicação a receber o titulo, visto que não foi ela que pediu para ser escolhida, a escolha segundo o vereador governista, se dá de maneira livre e independente de cada um dos vereadores, com base na prestação de serviço da pessoa a cidade ao longo de sua existência". Finalizou. O líder do governo informou que mesmo com as abstenções de Carlos Hermes e Aurélio Gomes da oposição, o titulo foi aprovado pela maioria e a pessoa escolhida pelo decreto em questão receberá o reconhecimento no fim do período legislativo de 2013.

PPS de Imperatriz confirma para sexta feira (04/10), a filiação da empresária Mara La-Rocque com a presença da deputada Elisiane Gama.

0 comentários
PPS de Imperatriz confirma para sexta feira (04/10), a filiação da empresária Mara La-Rocque com a presença da deputada Elisiane Gama. O vice prefeito e presidente do PPS em Imperatriz, Luis Carlos Porto, confirmou na manha desta terça feira a imprensa, o ato de filiação de Mara La-Rocque para a próxima sexta feira dia 04/10 em solenidade que será realizada na câmara municipal de Imperatriz.
Alem da empresária, outra gama de pessoas importantes estão se filiando ao partido que neste momento elabora um projeto independente para as eleições de 2014. "O partido terá sim candidato a deputado estadual e federal a partir de Imperatriz, bem como na região tocantina e no estado como um todo, como terá candidatura própria ao governo do estado" Finalizou o presidente municipal do PP em Imperatriz.
"O evento de filiação partidária da próxima sexta feira, será um momento histórico para a democracia brasileira, porque poderemos de forma direta está colaborando para o crescimento político nacional a partir de Imperatriz". Destacou o vice prefeito Pastor Luiz Carlos Porto.

Ministro da Integração entrega o cargo em audiência com Dilma

0 comentários
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, entregou o cargo à presidente Dilma Rousseff durante audiência de cerca de uma hora na manhã desta terça-feira (1º), informou a assessoria do ministério.
Pelo microblog Twitter, Bezerra disse, após a reunião: "Acabo de sair de uma boa e agradável conversa com a pres Dilma. Agradeci a oportunidade de servir ao meu pais, como ministro". Noutra mensagem, ele afirmou: "Aguardo um comunicado da presidenta Dilma para transmissão de cargo entre hoje e amanhã".
O possível substituto é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), indicado pelo PMDB para a pasta.
Bezerra saiu do ministério cumprindo determinação de seu partido, o PSB, de deixar os postos que ocupa atualmente no governo federal.
A decisão do PSB de entregar os cargos foi oficializada em 18 de setembro, durante reunião da comissão executiva do partido. O encontro foi comandado pelo presidente da legenda, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por quem Bezerra foi indicado para o posto. O plano do PSB é lançar a candidatura presidencial de Campos no ano que vem, contra Dilma.

Após a decisão do PSB, Bezerra entregou sua carta de demissão, mas a presidente Dilma Rousseff pediu que ele permanecesse no cargo até que ela retornasse de viagem a Nova York, onde participou da Assembleia-Geral da ONU. Ela voltou a Brasília na madrugada da última quinta-feira (26).

O PSB também ocupa a Secretaria Especial de Portos com o ministro Leonidas Cristino. Ele ainda não entregou seu cargo e mantém suas atividades à frente da pasta, segundo informou sua assessoria. Nesta terça-feira (1º) ele está em viagem oficial a São Paulo.
Lula
Após cerimônia nesta terça-feira no Conselho Federal da OAB, em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse “lamentar” a forma como se deu a saída do PSB do governo da presidente Dilma Rousseff.
“Eu lamentei porque não queria que saísse assim. Não sei de onde partiu a precipitação. Mas pela convivência que temos, não foi uma coisa legal sair assim”, disse.
Lula comparou a saída do partido do governo a um batalhão que se separa no meio de uma guerra. “A gente tem tanta história juntos que eu gostaria de continuar construindo ela junto. É como se você estivesse numa guerra contra adversários. De repente, o seu batalhão começa a se separar. Eu não acho isso legal”, afirmou.
O ex-presidente afirmou, porém, que é a amigo do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e que não cessará o diálogo com o PSB. “Vou conversar sempre com ele, porque sou amigo dele antes de qualquer coisa.”
* Colaborou Nathalia Passarinho

Ministério Público dará parecer sobre partido de Marina nesta terça

0 comentários

O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, deverá enviar até o fim da tarde desta terça-feira (1º) parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre se concorda ou não com a concessão de registro para a Rede Sustentabilidade, novo partido com o qual a ex-senadora Marina Silva pretende disputar a eleição presidencial do ano que vem.
O prazo máximo para obter registro a tempo de participar do pleito vence no sábado (5 de outubro), mas a sessão do TSE para analisar o caso está marcada para quinta-feira (3).
Na segunda, a ministra Laurita Vaz, corregedora do TSE e relatora do processo da Rede, deu prazo de 24 horas para o MP se manifestar - que vence às 18h desta terça. Ela afirmou à TV Globo que o registro da legenda deve ser julgado na data-limite.
"Não vou dar conta de julgar na quarta. O prazo de 24 horas que eu dei ao Ministério Público só vence amanhã e não vou ter condição de analisar tudo até quarta. Se Deus me permitir vou julgar na quinta."

Também na segunda foi concluída uma recontagem de assinaturas de apoio ao partido pela Secretaria Judiciária do tribunal. O TSE não informou qual foi o resultado.
No último dia 20, o vice-procurador-geral eleitoral havia enviado parecer ao TSE afirmando que a Rede só conseguira comprovar 20% do apoio necessário para o registro. Ele pediu mais certidões com assinaturas validadas, além de recontagem. Agora que o levantamento foi concluído, Aragão vai reexaminar o processo antes de o TSE julgar o caso.
Para o registro, o partido deveria entregar ao menos 492 mil assinaturas validadas por cartórios eleitorais. Marina afirma ter coletado mais de 900 mil assinaturas (das quais 220 mil foram descartadas pela própria legenda antes de enviar aos cartórios), mas somente 455 mil foram certificadas até a semana passada. Ela quer que o TSE reconheça outras 95 mil assinaturas rejeitadas sem motivo pelos cartórios.
Laurita Vaz disse não saber quantas assinaturas exatamente estão confirmadas. Segundo ela, o gabinete tem um número e a Secretaria Judiciária, outro. Ela afirmou que só vai comparar a contagem quando o Ministério Público enviar o parecer.

Caixas eletrônicos já são insuficientes para a realização de transações em São Luís

0 comentários
Filas enormes, falta de dinheiro, ausência de informação, sistema fora do ar ou em manutenção. Estes são um dos problemas que a população está encontrando na hora de realizar as transações bancárias nos caixas eletrônicos da Grande Ilha, principalmente, nestes três últimos dias em estão sendo efetuado o pagamento mensal dos servidores do estado e do município. A greve dos bancários em todo o país completa 13 dias e até o momento não tem data para finalizar.

Durante todo o dia de ontem, (30), os caixas eletrônicos do Banco do Brasil do Centro, considerada como uma das maiores agências da cidade, estavam lotados. Havia várias filas, inclusive, para idosos, gestantes e mulheres com filho no colo. Além disso, o calor dominava todo o espaço.

Uma das pessoas que estava passando por esse sufoco era o aposentado Miguel Sousa, de 73 anos. Chegou ao banco às 13h e estava a mais de três horas na fila, porém, não tinha conseguindo sacar o seu provento do mês. Ele falou que ficou sabendo que o dinheiro estava disponível na sua conta desde sábado, mas, como mora no bairro do Santo Antônio e o caixa eletrônico mais próximo da sua casa fica no Terminal Rodoviário acabou ficando com receio de ser assaltado. “Passei por várias cirurgias e não posso ficar muito tempo em pé. As minhas pernas estão doendo e os meus pés estão inchando devido está a horas sem sentar nesta fila do banco para receber apenas uma parte do meu salário”, reclamou.

Já a técnica de enfermagem, Antônia Isabel Ferreira, de 52 anos, teve que vim de Ribamar até o Centro para poder sacar o seu salário. Segundo ela, os caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade balneária a maioria não tinham dinheiro e os poucos que estão funcionando as filas são enormes, inclusive, no domingo, 29.

O problema é o mesmo na Caixa Econômica Federal da Deodoro. Principalmente, no período da manhã e começo da tarde, a fila estava chegando na calçada e algumas pessoas passaram mal. “Desde sábado, estou querendo sacar o meu Bolsa Família e somente hoje consegui após passar por muito sufoco. Teve uma senhora que chegou a desmaiar na fila”, disse a doméstica Regiane Costa, de 32 anos.

Os caixas eletrônicos do banco Santander da João Lisboa, no Centro, segundo os clientes, não estão funcionando desde o último sábado. Quando as pessoas chegam ao local depara apenas com a mensagem que as máquinas estão em manutenção. Fabiana da Silva, de 21 anos, falou que estava preocupada porque precisava sacar dinheiro para efetuar alguns pagamentos e tinha indo a duas agências, mas, todas sem funcionamento. “Tenho dinheiro no banco, no entanto, não tenho como sacar devido às máquinas estarem em manutenção”, lamentou.

Por volta das 17h ainda era visível o saguão lotado e as filas faziam curvas dentro do BB do Renascença II. Os caixas eletrônicos eram utilizados para fazer os mais diversificados movimentos como saques, transferências e, principalmente, pagamento de tributos como água, luz, telefone e cartão de crédito.

A outra agência ao lado, a do Itaú, dos quatro caixas eletrônicos, apenas dois estavam funcionando e ainda havia um aviso que o funcionamento seria das 8h às 22h.

Três presos mortos, com uma decaptação e mais dois feridos em Pedrinhas

0 comentários
Três detentos mortos, entre eles, um decaptado e mais dois feridos graves. Além dos presos, um agente penitenciário também foi ferido com uma pedra. Esse foi o saldo de uma briga entre grupos rivais, dentro da Penitenciária de Pedrinhas, na manhã desta terça-feira (1º).

Os mortos foram: Darlan Reis Leal, Flávio Rodrigues Pereira, que foi decaptado, e Francisco Henrique Ferreira Júnior, conhecido como "Mike". Além dos mortos, foram feridos os detentos Genival Pereira Ferreira e Genilson Gusmão Neles. O agente penitenciário foi identificado apenas como Aguiar.

Por volta das 10:30h, homens da Tropa de Choque da Polícia Militar entraram no presídio e conseguiram controlar a briga. Os envolvidos na confusão foram isolados na quadra do presídio e os agentes penitenciários, junto com a Tropa de Choque fizeram uma revista no local.

O confronto

A briga, que começou às 6h da manhã, teria sido gerada por conta da transferência de 18 presos da facção criminosa conhecida como "Bonde dos 40", da Central de Custódia de Presos de Justiça do Anil (CCPJ) para a Penitenciária de Pedrinhas, fato ocorrido na última segunda-feira (30). Os detentos foram colocados no pavilhão 9 da penitenciária.

Ao chegar ao presídio, os presos transferidos entraram em confronto com integrantes da facção conhecida como PCM, que seria composta por presos do interior do estado.

Alguns membros do PCM, que estariam em regime semi-aberto, souberam da chegada dos integrantes do "Bonde dos 40" e teriam invadido o pavilhão onde os transferidos estavam. Eles quebraram as celas e o confronto entre os grupos foi desencadeado.

Com pedaços de madeira, pedras e chuços, os integrantes do PCM mataram três membros do grupo rival, decaptando um deles. Mais dois detentos do "Bonde dos 40" foram feridos e foram levados em estado grave para um hospital da capital.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), informou que a Delegacia de Homicídios abriu inquérito para investigar a briga entre as facções, que resultou na morte dos três presos e teve ainda dois detentos e um agente penitenciário ferido.

A Sejap informou ainda que a transferência dos presos da Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil para a unidade de Pedrinhas, foi feita em cumprimento à determinação da 2ª Vara de Execução Penal (VEP).

Mara La-Rocque confirma filiação no PPS para a próxima sexta feira em Imperatriz.

0 comentários

Ainda cumprindo agenda d3 compromisso em São Luis, agora apouco a empresária e Bacharel em direito Mara La-Rocque, confirmou que na próxima sexta feira estará assinando sua filiação ao PPS-23. Sua mudança para o PPS, acontece após sua desfiliação do PP, na semana passada. A empresária confirmou ainda que a deputada estadual Elisiane Gama e outras autoridade política, bem como o vice prefeito de Imperatriz, estão presentes no ato de filiação.
Mara La-Rocque, deve disputar uma vaga para a assembléia legislativa do Maranhão ano que vem. O ato de filiação acontecerá na próxima sexta feira as 10 da manha, na câmara municipal de Imperatriz e será aberto ao público.
Antes de aceitar o convite do PPS, Mara esteve reunida com várias siglas analisando a filosofia de cada uma delas, partidos como PTdoB, PRTB, PSD, PHS, Solidariedade entre outros. Ao longo da semana, o diretório municipal do PPS, deverá divulgar na mídia local os detalhes para o ato de filiação da empresária Mara La-Rocque.

Assessoria

Moto Club goleia o Imperatriz e segue na liderança do Grupo B da Copa Cidade

0 comentários
O Moto Club segue com 100% de aproveitamento na Copa Cidade de São Luís. Após vencer na estreia a equipe do Balsas fora de casa, a equipe Rubro Negra goleou na tarde deste domingo o Imperatriz pelo placar de 4x1 em jogo realizado no estádio Nhozinho Santos.

Os gols do Papão do Norte na partida foram marcados por Bruno Limão aos 12 minutos do primeiro tempo, Henrique aos 29 minutos do primeiro tempo, Wanderlei aos 23 minutos do segundo tempo e Felipe aos 32 minutos do segundo tempo, enquanto Cicero aos 20 minutos do segundo tempo descontou para a equipe do Imperatriz.

Com a vitória deste domingo, o Moto Club lidera o Grupo B com seis pontos. O Imperatriz ocupa a segunda colocação com três pontos conquistados.

Após a partida deste domingo, o Moto Club só volta a campo no dia 13/10 quando enfrenta o Maranhão Atlético. O Imperatriz volta a campo no dia 06/10 para enfrentar o Balsas no estádio Frei Epifânio.

Avião com filho de Sarney Filho faz pouso de emergência em Guimarães

0 comentários
Um avião monomotor de modelo Corisco fez um pouso forçado, na manhã deste domingo (29), no município de Guimarães. Uma pane no motor do avião teria sido a causa do pouso forçado.Na aeronave estavam José Adriano Sarney (filho do deputado federal Sarney Filho (PV), sua esposa, além de um assessor de José Adriano e o piloto, identificado como Thiago. José Adriano também é presidente municipal do Partido Verde (PV).

De acordo com o secretário Adjunto da Segurança Pública, Láercio Costa, o monomotor do tipo Corisco, embarcou do município de Paço do Lumiar com destino a Cândido Mendes. O motor teria sofrido uma pane quando estava a cerca de 50 km de Guimarães. Ao perceber o problema, o piloto teria tentado voltar para a cidade de Pinheiro, mas não conseguiu e teve que fazer um pouso forçado em uma área alagada.

"O avião fez uma aterrisagem de barriga com o trem de pouso recolhidos. A aeronave não foi danificada e nem houve feridos entre os passageiros", informou Laércio Costa.

Ainda segundo o secretário, o piloto conseguiu falar pelo 190 com a torre de controle. Após o contato, dois helicópteros do Grupo Tático Aréreo (GTA), fizeram buscas na área indicada pelo piloto, conseguindo localizar a aeronave duas horas depois.

Após o resgate, os passageiros retornaram a São Luís.

Detento morre eletrocutado em Pedrinhas durante tentativa de fuga

0 comentários

O detento Ismael Monteiro, 21 anos, conhecido como "Mael" morreu eletrocutado durante uma tentativa de fuga na madrugada desta segunda-feira no Centro de Detenção Provisória ( CDP). De acordo com as informações da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), o detento estava preso na cela 8 do CDP e teria se atrapalhado com a instalação elétrica usada para iluminar o túnel. Ainda segundo a Sejap, uma fuga em massa estava sendo planejada. O plano, porém, foi frustrado pelos agentes penitenciários.

“Integrantes do Rope e o Geop foram acionados e os presos logo contidos. No momento, a situação está sobre total controle”, afirmou a diretora do CDP.