Acesse as notícias de Imperatriz e região. pnegrao@gmail.com

Acesse as notícias de Imperatriz e região. pnegrao@gmail.com

Espaço Odontológico

Espaço Odontológico

Beleza e saúde estética ao seu alcance

Beleza e saúde estética ao seu alcance

Mais de 96 mil famílias podem perder o Bolsa Família no Maranhão

0 comentários
Um balanço parcial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aponta que 96.399 mil famílias maranhenses, beneficiárias do Bolsa Família ainda precisam atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Essas famílias, que estão há mais de 24 meses sem atualizar suas informações, têm até o dia 13 de dezembro para fazer a revisão cadastral, ou terão o benefício bloqueado a partir de janeiro de 2014.

A informação com os dados foram divulgados na última sexta-feira (25/10), assim como o total de famílias que ainda precisam atualizar seus dados cadastrais em todo o país. De acordo com o balanço parcial do MDS, 1,2 milhão de famílias estão com cadastros desatualizados em todo o território nacional.

“O gestor precisa das informações atualizadas para verificar se a família está atendendo as regras do programa e recebendo de acordo com a situação atual, pois existem casos em que a família poderia até estar recebendo outros valores”, explica a coordenadora geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba.

Orientações

Todas as famílias que precisam fazer a revisão receberam cartas do MDS, alertando sobre a necessidade de atualizar os dados. Essa mesma mensagem aparece também no extrato de pagamento do benefício. Quem recebeu a mensagem deve procurar a gestão do Bolsa Família em seu município. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também são locais onde as pessoas podem se informar sobre o assunto.

“O responsável familiar deve levar essencialmente o CPF ou o titulo eleitor, comprovante de residência e informações das crianças que estão na escola. Para os demais membros da família, é importante levar ao menos um documento oficial de identificação, como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG ou carteira de trabalho”, diz Caroline Paranayba.

A revisão cadastral visa garantir a qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo Bolsa Família, além do cumprimento das regras do Programa nas áreas de saúde, educação e assistência social. Com as informações atualizadas, é possível avaliar as condições de recebimento dos benefícios e atender com mais eficiência a população em situação de pobreza em todo o país.

São Luis: Secretário municipal de Educação Allan Cardec pede para sair do cargo

0 comentários
Mais uma alteração na equipe do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Quem saiu dessa vez foi o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe Filho (PC do B). Ele pediu para deixar o cargo de secretário de Educação, foi a sexta mudança no secretariado, promovida na gestão de Edivaldo Holanda. Já foram substituídos os secretários de Trânsito e Transportes (SMTT), da Saúde (Semus), da Criança e Assistência Social (Semcas). Além disso, vários cargos do segundo escalão já foram trocados. Para substituir Allan Cardec, alguns nomes já são cogitados, entre eles, o do ex-titular da pasta, Moacir Feitosa, que foi secretário de Educação nas gestões Tadeu Palácio e João Castelo. Outro nome cogitado foi o do diretor da Faculdade Estácio de Sá/São Luís, o professor Geraldo Demosthenes Siqueira. Edivaldo Holanda Júnior ainda não se pronunciou sobre o assunto e não confirmou o nome do substituto.

‘Mendigo deveria virar ração para peixe’, diz vereador de Piraí ao defender projeto que proíbe voto a moradores de rua

0 comentários
“Mendigo deveria até virar ração para peixe”. A declaração, dada na Câmara Municipal de Piraí, no Sul Fluminense, pelo vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), na sessão ordinária de 8 de outubro deste ano, virou o assunto da cidade desde a última sexta-feira, quando um vídeo com o discurso foi postado no Youtube. O vereador opinava sobre o voto a moradores de rua.
- Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar - discursou.
Wilden Vieira da Silva, o Prico (PSD), presidente da Câmara estava na sessão e ouviu o discurso. Ele confirmou as declarações e disse que pretende se reunir com todos os moradores até esta terça para decidir que medidas tomará em relação a Russo. Para Prico, a declaração polêmica não fere a imagem da Casa:
- Foi a opinião pessoal dele, que não feria em nada a imagem da Câmara. Ele fala em nome dele. Foi um fato isolado.
Segundo ele, a declaração de Russo foi logo após a declaração de um outro vereador que fez considerações sobre os 25 anos da Constituição Federal.
Moradores estariam se mobilizando para fazer uma manifestação de repúdio em frente à Câmara, nesta terça-feira (29).
Prefeito foi alertado pelo vice
O prefeito Luiz Antônio da Silva Neves (PSB) só ficou sabendo das declarações após a divulgação do vídeo, ao ser alertado pelo vice-prefeito da cidade.
- Fiquei sabendo porque o vice-prefeito comentou que viu a repercussão através do Facebook. Achei lamentável, porque trata-se de uma questão que deveria ser sensível a todos nós. Não é admissível uma declaração dessas de um representante político. Espero que ele se retrate - disse.
O prefeito disse, inclusive, que foi abordado por moradores nas ruas nos últimos dias. No sábado, por exemplo, contou que um homem o abordou para comentar o assunto enquanto ele fazia compras no mercado. Neste domingo, as declarações do vereador Russo foram o assunto de uma festa de aniversário.
- Creio que vai ser o assunto da semana agora que ganhou as redes sociais. Ainda mais por ter acontecido numa cidade pequena - prevê o prefeito.


Prefeito Madeira e vereadores da base aliada, visitam obras do município abordos de ônibus das VBL.

0 comentários

Esta segunda feira 28 de outubro dia do servidor público, o prefeito Sebastião Madeira convidou os vereadores da base aliada para uma visita há algumas obras do município nos diversos bairros da cidade. Os vereadores aceitaram o convite e embarcaram em um ônibus da VBL na porta da câmara municipal as oito da manha. A visita na companhia do prefeito, alem de conhecer o que está sendo pelo município, estado e união, serviu também para diminuir as diferenças e a distancia já existentes entre o prefeito e alguns vereadores ditos como aliados. Segundo Hamilton Miranda presidente da câmara, já existia um fumaceiras (descontentamento público) e havia a necessidade desse encontro e a visita as obras alem de colocar a pá da situação, o prefeito chamou os vereadores para o compromisso que vai permitiria garantira a sustentabilidade na câmara a governabilidade a gente da gestão municipal pelos próximos três anos.
Para o prefeito Sebastião Madeira, a escolha do ônibus da VBL, serviu para analisar na prática a qualidade don transportes oferecida a comunidade após a onda de protestos pela quebra do contrato. " A qualidade do transportes melhorou significativamente, a prova e que não temos recebido mais reclamações na prefeitura sobre a VBL, mas precisa ficar atento para que a qualidade oferecida hoje, não caia em discreto como foi verificado antes dos protestos na gestão anterior da empresa". Frisou Madeira.
O diretor executivo da VBL, Denis Policarpo, disse que os investimentos feitos na renovação da frota estão na ordem de 26 milhões de reais. " Estamos oferecendo uma frota totalmente renovada, a mais modernos do Brasil está em Imperatriz hoje. O prefeito e os vereadores tiveram a oportunidade de conferir na pratica essa renovação nesta segunda feira. Nos próximos dias implantaremos a bilhetagem eletrônica para zeras os riscos de fraudes nos sistema de vale transportes servidos aos estudantes e a empresas conveniadas".

Cavalo de Aço encontra dificuldades financeira para acertar as contas dos jogadores dispensados com Bira Lopes.

0 comentários

A diretoria do Cavalo de Aço tem encontrado sérias dificuldades financeiras para acertas as contas dos jogadores que foram dispensados do elenco juntamente com o técnico Bira Lopes. Com a exceção do lateral esquerdo Fábio que pegou carona com o ex técnico Bira Lopes e o Goleiro Alex que conseguiu viajar no meio desta semana, os demais que foram dispensados continuam na casa do atleta esperando o pagamento da rescisão para pegar o bonde.
O lateral Marcilio, o meia direita Hugo, O Zagueiro Clayton Potiguar e agora o meia esquerda Handrick aguardam ansiosos pelo recebimento de seus direitos trabalhista para regressar as suas cidades e familiares. O atacante Diogo Oliveira, o maior salário do Clube não vem mais para o restante da temporada 2013 do Cavalo de Aço, como só faltam quatro partidas para o fim da Copa São Luiz, a diretoria não acha interessante manter ai 6.000 de salários na atual situação pessoal do Jogador, sem cabeça para dedicação exclusiva no projeto Cavalo de Aço, ainda existe uma porta aberta para Diogo, caso queira se apresentar no inicio de Dezembro para o elenco do estadual de 2014.
Segundo o presidente do clube Edivaldo Cardoso, as duas maiores receitas do clube estão atrasadas (Suzano e Viva Nota) e provocaram toda essa situação embaraçosa para a diretoria cavalina. A expectativa é de quem até o próximo dia dez, alem das rescisões contratuais, os salários dos jogadores permanentes estejam sendo atualizados.
Na sexta feira a noite o Imperatriz fez um jogo treino com a representação de amadora de Cidelãndia e venceu por 4x1 o amistoso, mesmo com portões liberados o público presente foi pequeno no estádio Frei Epifânio da Abadia.

Especialistas dão diversas dicas para participantes do Enem

0 comentários
Hoje é o primeiro dia em que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irão enfrentar os testes. Em São Luís participante se sentem preparados e confiantes para realizarem as provas dos dois dias, que acontece em todo o Brasil. A reportagem de O Imparcial preparou uma matéria com dicas de professor e psicólogo para falar da ansiedade da hora esperada, e testemunhos de alunas que nunca desistiram de fazer o Enem.

Na véspera do exame do Enem os cursinhos estavam lotados para a ultima revisão antes das provas. Professor de cursinho dá dicas para os participantes ficarem preparados na hora da prova. O educador Carlos Wellinghon, diz que sempre é bom que os alunos se preparem para conseguir o objetivo de ingressar a um curso superior deixa dicas para participantes. “Além de trabalharmos com um conteúdo programático, sempre damos valor ao lado psicológico no ultimo dia, todos os professores, além de fazerem revisão, trabalhamos com o lado psicológico do aluno, dando orientação, para retirar a ansiedade, a pressão, algo fundamental para que os participantes possam fazer uma prova desprovida da pressão” disse o professor carlos Wellington.

O estudante Lucas Mendes, 18 anos, irá fazer pela primeira vez o exame do Enem e acredita que está preparado para realizar os testes. “Vou fazer o Enem porque eu quero uma vaga na Universidade para o curso de Ciências da Computação, além do cursinho, quando chego à minha casa reviso o que foi dado em sala”, disse Lucas Mendes.

Já a estudante Renata Cristynna Barros, 18 anos irá fazer a prova do Enem pela terceira vez e conta que nunca desistiu, ainda garante que desta vez irá alcançar seu objetivo. “Essa é a terceira vez que eu faço, já passei pra outros cursos e não me adaptei, hoje eu almejo o curso de direito e decidi me preparar mais, e sempre quando chego a casa, revejo as aulas que foram dadas no curso, pra eu poder chegar onde eu quero”, disse Renata Barros.

O professor Carlos Wellingthon ainda deixa dicas para a redação que será realizada amanhã, disse que o participante precisa ler toda a prova, pra depois começar a redação, quando se sentir, mas à vontade, ou mais confiante, pra depois colocar em pratica tudo o que leu e começar a ter um bom domínio sobre a prova.
Quem pensa que fazer o exame do Enem é apenas para estudantes novos, engana-se, a professora aposentada, Conceição de Maria Salches, 70 anos, decidiu pela primeira vez fazer o Enem, e almejar ingressar a Universidade. “Deixei os problemas de lado e decide fazer o Enem, mas antes procurei um cursinho, para concorrer à vaga para do curso de Psicologia. Sinto-me um pouco preparada, mesmo tendo algumas matérias que tenho dificuldades, mas tenho certeza que vou me sair bem na prova” contou Conceição de Maria.

NA PROVA

Segundo o edital do Enem é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto. Embora não seja necessário apresentar o cartão, é recomendável que o candidato esteja com ele em mãos, para o caso de dúvidas, principalmente em relação ao local de realização dos exames. Cada participante deve levar, ainda, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame.A supervisora de Avaliação Escolar da Secretaria de Educação, Vera Lucia Gonçalves Pires, dá dicas de como proceder na hora da prova. O candidato não deve esquecer de levar o documento de identificação com foto. Caso tenha perdido o documento, levar o boletim de ocorrência, que tem validade de 90 dias. Recomendo ainda que o aluno deva chegar com 1 hora de antecedência ao local da prova. No Maranhão, onde não tem horário de verão, o aluno deve chegar às 11h. O portão fechará às 12h.

A supervisora Vera Lucia, ainda destaca que, uma novidade nesta edição do Exame é que a correção da redação ficará mais rígida. A inserção de trechos indevidos como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderá resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.

RELIGIÃO

Vale lembrar que os participantes que fazem parte da religião Adventista farão à prova de hoje, em horário diferenciado dos demais, na Universidade Ceuma Campus Anil.

A secretaria Daniele Silva Mota, 26 anos que é adepta a religião Adventista, destaca a importância e o respeito que o governo teve com a religião.

“Acho importante porque antes não podíamos fazer o Enem, devido a nossa religião que não nos permite, mas só temos a agradecer o Governo pelo privilegio, mesmo ficando confinados em uma sala de 12h até às 18h para podermos iniciar a nossa prova”, relatou Daniele Silva, secretaria. Os membros da religião Adventistas conseguiram o respeito à crença podendo fazer a prova do primeiro dia do Enem, em horário diferenciado que inicia das 18h às 22h desde 2010.

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Hoje, os candidatos farão à prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. Lembrando que o tempo mínimo para permanecer na sala de provas é de duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

Amanhã será aplicado às provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação, onde a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Segundo um dos coordenadores do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), Antonio Gaspar, a empresa responsável pela aplicação das provas do Enem, relatou que as provas estão sobre o comando do Exercito Brasileiro 24º batalhão Caçadores.
“As provas estão sobre a segurança do 24º Batalhão Caçador, e serão distribuídas por caminhões dos Correios aos destinos, hoje pela manhã, com a total segurança da polícia militar” relatou Antonio Gaspar, coordenador do Cesp.


“A ansiedade não é uma doença, nem um mecanismo, é importante pra tudo que vamos fazer na vida, sendo até motivador, deixando mais alerta ou mais esperta pra se fazer o teste” disse Eudes Alencar, psicólogo.

PAC-2 máquinas a 53 municípios da região Sul do Maranhão

0 comentários

Realizada nesta sexta-feira em Imperatriz, a solenidade de entrega das máquina do PAC-2, Programa de Aceleração do Crescimento para cinqüenta e três município do estado do Maranhão. O Secretário Luís Fernando foi o anfitrião da solenidade de entrega de máquinas retro-escavadeiras às 53 cidades da região tocantina e Sul do Maranhão. Na ocasião foram entregues as máquinas aos municípios com até 50 mil habitantes. Presentes estavam os prefeitos de algumas das cidades da região, José Aldo (São João do Paraíso), Vagtonio Brandão (Buritirana), Ivanildo Paiva (Davinópolis), Evando Viana (Ribeirãozinho) e Magnaldo Fernandes (São Francisco do Brejão), Valmir Ribeiro (Campestre), Cristiane Damião (Bom Jesus das Selvas), João Pequiá (Sítio Novo).
Essa é uma ação do Governo Federal e Estadual que tem o objetivo de dar suporte aos municípios para que possam reestruturar estradas que ligam o campo às cidades beneficiadas, assim como oferecer suporte ao produtor rural com a construção de açudes e pequenos serviços de infra-estrutura.

A prefeita de Bom Jesus das Selvas Cristiane Damião, destacou a importância dos kit entregues nesta manhã para o desenvolvimento emergencial de sua cidade. " Esse é uma ação de fundamental importância para os municípios da região Sul do Maranhão, e Bom Jesus das Selvas não é diferente. Já avançamos muito com nossos esforços próprios, agora com o recebimentos dessas maquinas, avançaremos muito mais em busca da melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade urbana e rural. Agradecemos o empenho dos governos estadual e federal pela parceria que resultou nesta conquista".Frisou Cristiane Damião.

Vistoria do Detran aponta irregularidades em 60% das autoescolas do Maranhão

0 comentários

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran – Ma) fecha o cerco por meio de fiscalização em todo o estado. Durante a inspeção acabam encontrando deficiência estrutural, física ou logística em 60% das autoescolas no Maranhão e caso não sofram as adequações padrões correm o risco de serem descredenciadas do órgão fiscalizador no próximo ano. Em todo o estado são 215 centros de formações de condutores e, na capital, um total de 68. O trabalho de vistoria está sendo feita desde o dia cinco de setembro e vai se estender até a primeira semana do mês de novembro. Os agentes fiscalizadores estão analisando a documentação, estrutura física, logística, automóveis, motocicletas e até mesmo o plano pedagógico das autoescolas.

“No momento, precisamos saber como está a qualidade dos locais e dos instrutores que formam os nossos condutores”, afirmou o chefe da Controladoria do Detran, Sérgio Campos. Ele também informou que a inspeção é regida pelo artigo 14 da portaria 805/2008, que dita que os fiscalizadores possuem o direito de bloquear do sistema do Detran imediatamente as escolas de formação de condutores que apresentam deficiências ou irregularidades.

No interior do estado, segundo Sérgio Campos, o trabalho de fiscalização já terminou e em São Luís ainda faltam 10% serem vistoriadas. Em relação aos estabelecimentos onde foram constatadas as deficiências receberam um prazo de 20 dias para se adequarem de acordo com os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Caso contrário, elas serão penalizadas ou até mesmo não renovando o seu credenciamento do Detran do ano de 2014.

Para o instrutor de trânsito, Sandro Campos, de 41 anos, esse trabalho é uma forma das autoescolas estarem o tempo todo se renovarem para oferecer um bom trabalho aos clientes, ou seja, aos seus alunos que serão os futuros condutores. Diego Serra, de 30 anos, falou que o Detran precisa anualmente fiscalizar esses centros de formações, pois, devido a má – qualidade de ensino foi prejudicando na época em estava tirando a carteira de habilitação de motociclista. “Passei mais de um ano para conseguir tirar a minha carteira de motorista da categoria A, pois, nunca tinha instrutores disponíveis para dar as aulas teóricas e práticas para mim”.

Identificados

A partir desta semana, todos os credenciados do Detran ( despachantes, casas de placas, inspetores de trânsito, médicos peritos, psicólogos e instrutores de CFC’s) trabalham utilizando crachás para efeito de identificação e de fiscalização feita pela Controladoria do Departamento.

O uso do crachá de identificação é obrigatório a todos os credenciados segundo determina o artigo 7 da portaria 805/2008 do Detran-MA, que trata do credenciamento. “É muito importante essa identificação tanto para os credenciados como para o usuário que facilmente identificará o credenciado e terá mais segurança, inclusive na fiscalização por parte da Controladoria”, destacou o diretor geral, André Campos.

Memória

Desde o mês de agosto, Detran está fazendo o serviço de inspeção veicular em carros de autoescolas. Em abril deste ano o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia suspendeu a Acreditação do Instituto Tecnológico de Engenharia e Segurança Veicular Ltda (ITESV), empresa responsável pela inspeção veicular do Detran-MA. Após uma nova vistoria, realizada pelo INMETRO foi identificado que as exigências foram cumpridas e o serviço da Acreditação da ITESV, para a realização de inspeções na área de segurança veicular foi retomado.

O Inspeção Veicular LTDA-ITESV atende uma determinação da legislação vigente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio de diversas resoluções (nº 232, 292, 291, 369, 362) e portarias (nº 25/2010, 1207/2010) que determinam a inspeção veicular em diversas situações como alteração de características de veículos e classificação de baixa de carros envolvidos em acidentes de trânsito, além de ser necessária, a inspeção veicular, para o licenciamento e registro do veículo modificado ou alterado, sinistrado, bem como substituição de equipamento de segurança veicular especificada pelo fabricante.

Número

60% das autoescolas no estado possuem deficiências que foram encontradas pelo Detran-MA

Projeto do Dep. Léo Cunha viabilizou o Asfalto do Acesso ao Campus da UFMA de Imperatriz Pelo Governo do Estado

0 comentários

No dia 18 de agosto do ano de 2011 o deputado Léo Cunha (PSC) teve aprovada na Assembleia Legislativa, o projeto de indicação que garantiu junto ao Governo, a obra de pavimentação asfáltica da via de acesso ao novo campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no bairro Bom Jesus em Imperatriz.
O atendimento do pedido põe fim em uma das maiores preocupações dos alunos da instituição, que desde o início da construção do novo campus, vinham reivindicando a recuperação do acesso. “Vi a preocupação dos alunos e firmei o compromisso de levar a solicitação ao governo do Estado, a fim de assegurar que a obra fosse feita,” disse o deputado Leo Cunha.
Ao tomar a iniciativa, o deputado deu um passo importante para que fosse firmado o convênio do Governo do Estado, o qual liberou os recursos na ordem de R$ 1.390.869,87( hum milhão, trezentos e noventa mil, oitocentos sessenta nove reais e oitenta sete centavos) necessários para asfaltar 5.500 metros de extensão, obra que já está na parte final (fazendo meio fio e sarjetas) de execução, e que depois de pronta dará mais segurança aos universitários, professores e demais funcionários da instituição.
Na segunda-feira (21), Léo Cunha, esteve no local da obra, e verificou junto com moradores do povoado Bom Jesus e alguns universitários a qualidade dos serviços. Na ocasião, eles também solicitaram mais agilidade, à empresa responsável pela realização do trabalho. Segundo Renata Alves, estudante do 4º período de Engenharia de Alimentos da UFMA, a falta de pavimentação da via era algo que causava muitos transtornos aos alunos. “Tinha muita poeira, era preciso fechar as janelas do ônibus, ou do carro. Quando chovia, ficava só lama, a estrada tava pior que a lua, cheia de crateras”.
Satisfeita com a melhoria na estrada, a aluna resalta a importância da ação do deputado Leo Cunha junto ao governo. “Agora está muito bom, até chegamos mais cedo na universidade, acabou a poeira. Essa indicação de projeto do deputado foi importante juntamente com a luta dos alunos. Porque foram anos tentando inaugurar o campus, depois mais algum tempo para conseguir o asfaltamento da estrada. Foi uma ótima iniciativa”, disse.

UFMA – Imperatriz
A classe acadêmica da Imperatriz tem muitos motivos para comemorar. No novo campus, inaugurado recentemente, contarão com uma estrutura ampla e moderna, onde se encontram instaladas salas confortáveis, além de laboratórios que possibilitarão um aprendizado mais eficaz. Outra importante conquista, é a oferta de 80 vagas para o curso de medicina, a partir de 2014, quando o ingresso dos novos alunos já está confirmado, aos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, que disputarem as vagas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado).
O deputado Léo Cunha, orgulha-se também de ter feito parte da luta que garantiu a implantação do curso, através de uma indicação e de várias conversas que manteve com a Governadora Roseana Sarney (PMDB) para que interferisse junto ao Ministério da Educação, em Brasília, pela viabilização do curso.

Nova VBL garante tranqüilidade no transporte do Cavalo de Aço.

0 comentários
A direção da nova VBL mantém a tranqüilidade no transporte do elenco do Cavalo de Aço diariamente para os locais de treinos e para os locais das partidas validas no campeonato. A parceria que foi celebrada ainda no ano passado, se mantém mesmo com a mudança no comando da empresa de transporte.
Em contato com o diretor da empresa, Denis Policarpo, ele reafirmou o compromisso com o clube. " O Cavalo de Aço é maior do que todos nós, é um patrimônio da cidade e a VBL não poderia ficar de fora deste momento de ascensão vivido pelo esporte profissional da cidade.
O transporte urbano do Cavalo de Aço é feito em ônibus novo, o mesmo usado nas linhas de passageiros, nas viagens para media e longas distancia, colocamos a disposição nossa linha de turismo para garantir todo o conforto necessário aos jogadores do nosso Representante no futebol profissional". Destacou o diretor executivo.

Imperatriz apronta e define equipe para o amistoso de sexta feira contra Cidelãndia.

0 comentários

O técnico Cristiano Silva comandou o treino coletivo apronto do Cavalo de Aço na tarde desta quinta feira (24/10), com vista ao jogo amistoso marcado para esta sexta feira (25) diante da seleção de Cidelãndia. Durante a preleção do treinador com os jogadores antes do treino, ele pediu que o grupo pudesse ter mais dedicação no treino e conseguintemente no amistosos de sexta, visto que o a torcida está aborrecida com tudo que aconteceu com o clube nos últimos dias. No amistoso, a torcida que ver bola no gol e que este período de paralisação do campeonato, a diretoria está providenciando outros compromissos para que o time ganha as condições ideais e possa fazer uma boa estréia no returno da Copa São Luis.
O treino desta quinta feira foi divido em dois tempos de 35 minutos cada, visto que ao longo da semana já aconteceram outros treinos com bola e a equipe não faz apenas um coletivo apronto por semana. Para o amistoso desta sexta feira(25), o técnico Cristiano já tem o time definido e jogará com a seguinte escalação:

Emanuel, Ricardo Feltre,Ramon,Jackson e Edson. Ivan,Fagundes,Mazinho e Rubens, Léo Paraíba e Lindoval. O amistoso contra a seleção de Cidelãndia nesta sexta feira está marcado para s 19 horas e os ingressos estarão disponíveis nas bilheterias a partir das 16 horas ao preço único de 10,00.

Sessão de quinta feira foi realizada com ausência de 8 dos 21 vereadores eleitos.

0 comentários

Com as ausência dos vereadores
Hamilton Miranda, Fátima Avelino, Antonio José, Rildo Amaral, Terezinha Soares, José Carlos Soares (tratamento de saúde), Buzuca E João Silva a câmara realizou a terceira sessão ordinária da semana esta quinta feira (24/10). Além de percebida as ausências dos parlamentares citados, alguns por motivos desconhecido do público, (patrão), em alguns momentos o plenário ficou praticamente vazio, visto que boa parte dos presentes parecia não está interessados em ouvir o decurso de alguns de seus pares durante o uso da tribuna. Sem falar que a pauta desta quinta feira alem de um projeto de autoria do poder executivo, foi complementada apenas com a indicação de dois títulos de cidadãos imperatrizense. Os parlamentares parecem já estarem com seus "estoques" de indicações esvaziados antes mesmo de chegar ao fim do período legislativo de 2013.
Em um determinado momento da sessão o segundo secretário precisou alerta os vereadores de maneira pública, para a necessidade de cumprir com o dispositivo regimental de chegar no plenário no horário de iniciar a sessão. Uma vez que boa parte mesmo sendo chamada no serviço de alto-falante da casa de lei, não comparece ao plenário para a verificação de quórum. Geralmente as sessões para iniciar precisa que seja feita a segunda chamada de verificação de quórum ou seja, as 9:15 da manhã, sem falar em alguns casos viciados que chegam e ao iniciar a sessão acabam saindo sem justificativa e não voltam mas, ou quando voltam já está no final da sessão. Está faltando respeito com a função pública de bem representar a comunidade com zelo e assiduidade.

Reforços chegam e participam de treino no Cavalo de Aço

0 comentários

Dos três reforços anunciados pela diretoria do Cavalo de Aço semana passada, dois já chegaram a cidade nesta quarta feira pela manha e participaram do treina a tarde. O volante Ivan que defendeu o clube no primeiro semestre no campeonato estadual e que estava no Picos do Piauí, disse. "É uma grande satisfação poder voltar ao Cavalo de Aço nesta competição importante que visa a segunda vaga na Copa do Brasil 2014".
O atacante Léo Paraíba que já passou pelo mais querido em 2009 e que estava no Sampaio Correia até domingo, garantiu que esta bem fisicamente e que esta pronto para ajudar aos companheiros na batalha do returno da Copa São Luis. " Quando passei por aqui deixei uma boa impressão e agora voltando a Imperatriz, quero poder dá tudo de mim nesta conquista que faremos no returno da Copa São Luis".
Para o preparador físico do clube Rafael Guerra, os atletas estão bem fisicamente, precisando apenas de um trabalho de manutenção, fato que pode ser realizado no dia dia. " Estou preparando todos os outros para que o técnico Cristiano possa usar de acordo sua necessidade. Temos um planejamento e estamos executando a risca, um exemplo é Naldo Formosa e Bruno Lopes que estavam entregues ao departamento médico, liberados, já estão incluídos no trabalho do grupo e terão condições física de jogo na sexta feira se o presidente confirmar o amistoso com a cidade de Cidelãndia".
Quanto ao goleiro David, o presidente Edivaldo Cardoso, confirmou. "O atleta só se apresenta na sexta feira a tarde, esse ainda não terá condições de participar do amistoso devido não ter participado da movimentação devido o atraso em sua chegada. Após a chegada, será avaliados pelo professor Rafael e se juntará ao grupo na próxima semana. Ainda está semana, a diretora fará a contratação do preparador de goleiros, Cláudio será contratado para garantir o trabalho especifico com os três goleiros do clube".Afirmou o presidente cavalino.


A equipe "A" do técnico Cristiano Silva no treino desta quarte feira no primeiro tempo foi:

Emanoel
Ricardo Feltre
Ramon
Jackson
Edson
Fagundes
Ivan
Marzinho
Rubens
Léo Paraíba e Lindoval

Já no segundo tempo de treino algumas alterações foram feitas e a formação ficou da seguinte forma:

Junior
Ricardo Feltre
Ramon
Jackson
Edson
Ivan
Fagundes
Handrick
Rubens
Café e Lindoval

A diretoria pretende realizar um jogo amistoso na noite de sexta feira no estádio frei Epifânio, para dá rítimo ao elenco e observar a formação do novo treinador, a confirmação do jogo será feita amanhã pela diretoria do clube.

Má condições de vias do transportes coletivo coloca em risco o serviço em alguns bairros de Imperatriz.

0 comentários

Após a renovação de toda frota do serviço de transportes coletivo de imperatriz, alguns problemas de responsabilidade do poder público atrapalha e põe em risco a operacionalização do serviço. Na região do Parque Airton Sena por exemplo, a interdição da principal via de acesso do transportes coletivo e particular é um exemplo dessa situação.Alem de estreita, a rua é de mão dupla e não tem acostamento, durante o cruzamento de um ônibus e um automóvel, ambos acabam abrindo para a margem direita e o resultado é o que se viu na manha de hoje com um ônibus da empresa VBL.
O motorista precisou de muita perícia técnica para não causar um dano aos passageiros que estavam no interior do ônibus. Após três horas preso em um buraco existente as margens da via, foi preciso o auxilio de um guincho para remover o ônibus e liberar a via que ficou interditada durante a operação de remoção do Ônibus, no local a via continua interditada a espera de melhorias de competência da gestão municipal.
A direção da empresa, informou que essa não é a única linha com problema, praticamente todas as outras que levam a periferia tem problemas igual ou até pior, não basta somente ter a frota renovada, é preciso que a recuperação das vias acompanhem a modernização da frota.

Os reforços contratados pelo Cavalo de Aço, Léo Paraíba e Ivan já estão em Imperatriz.

0 comentários
Os três reforços contratados pela diretoria do Cavalo de Aço devem se apresentar na tarde de hoje a comissão técnica do mais querido. O volante Ivan já esta na casa do atleta na Vila Lobão, o atacante Léo Paraíba também, até o fim da manha faltava desembarcar o goleiro David ex Sampaio. Segundo o presidente Edivaldo Cardoso que recebeu nossa equipe na manha de hoje na casa do atleta, todos se apresentam no treino desta quarta feira no estádio municipal. Na manhã de hoje, os jogadores ganharam folga e se apresentam somente a tarde sob o comando técnico de Cristiano Silva.

DEPUTADO LEO CUNHA QUER A DESCENTRALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DO INSS EM IMPERATRIZ

0 comentários

A população de Imperatriz, assim como a dos demais municípios da região sudoeste e sul do Maranhão, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Esse fato vem gerando uma grande procura pelos serviços disponibilizados pela única agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) existente na cidade, o que acaba tornando o atendimento muito lento, causando muita insatisfação entre os segurados. Para a aposentada Rita Martins da Silva, moradora do bairro Bacuri, ir ao INSS é motivo de preocupação. “Quando preciso ir até a agência fico muito preocupada, pois sei que o atendimento será demorado. Acho que isso não deveria está acontecendo, trabalhamos e contribuímos a vida toda então merecemos receber um tratamento digno”, diz a aposentada.

Preocupado em mudar essa realidade, o deputado Léo Cunha (PSC), solicitou através de uma indicação na Assembleia Legislativa a instalação de uma segunda agência do INSS no município. Para o deputado, a nova agência tornará os serviços mais rápidos, facilitando a vida tanto dos segurados quanto dos funcionários do instituto, que acabam ficando abarrotados com tanto trabalho. Imperatriz possui uma população estimada em mais de 250 mil habitantes, e ainda recebe grande parte da demanda gerada em municípios vizinhos, o que aumenta ainda mais o número dos atendimentos que são feitos diariamente ao INSS da cidade. Segundo informações do Ministério Público Federal, o tempo de espera nos atendimentos agendados para a realização de perícia médica, por exemplo, chega a ser de até cinco meses e nesse período os beneficiários são privados de receberem os salários e benefícios devidos.
Entre as justificativas dadas pela gerência Executiva do INSS para a lentidão nos atendimentos está o grande contingente populacional. E foi diante dessa realidade que o deputado Léo Cunha teve a iniciativa de solicitar a instalação de uma nova agência. “É uma situação humilhante pra quem precisa ser atendido no INSS de Imperatriz, precisamos urgentemente nos mobilizar para garantir que essas pessoas possam ser atendidas no mais curto espaço de tempo possível”, afirmou o deputado.
Ele ainda destaca que a maior parte das pessoas que procuram a agência é formada por idosos e portadores de necessidades especiais, que necessitam mais ainda de atenção e de uma estrutura adequada para um atendimento satisfatório. O pedido do deputado foi recebido pela Mesa Diretora da Assembleia, sendo encaminhado ao Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, para que viabilize seu atendimento e assim, garanta mais tranquilidade e conforto aos segurados do INSS de Imperatriz e região.

Falsos profissionais da "imprensa" exercem a profissão irregularmente em Imperatriz sem a menor fiscalização.

0 comentários
A imprensa tem um grande papel na sociedade, o papel de informar o que acontece, em muitos casos são as manobras de alguns profissionais ou que se dizem profissionais. Quando o sucesso, fruto de um trabalho bem feito, aparece causa raiva, inveja aos próprios "colegas".
"Profissionais" que passam a maior parte de seus programas, jogando indireta para os próprios colegas de profissão, isso na falta de pauta para seus respectivos programas.
Existe casos em que pessoas se passando por profissional da imprensa, passa a usar microfones de rádios e se achando repórter, radialista. Veja o que circula no congresso com relação ao exercício ilegal da profissão:
A Câmara analisa projeto (PL 3608/12) que aumenta para detenção de dois a três anos, além de multa, a pena para quem exercer ilegalmente qualquer profissão ou atividade econômica. A pena atual é de prisão simples, de 15 dias a três meses, ou multa.
O bacharel em direito, para exercer sua profissão, precisa do registro da OAB, os enfermeiros precisam do COREM, o médico precisa do CRM e assim qualquer profissão que seja regulamentada por lei. O radialista precisa de DRT para poder exercer sua profissão isso é lei, veja: A Lei 6.615 que regula a profissão de Radialista, foi publicada no Diário Oficial da União em 16/12/1978.
O "Radialista" não está qualificado a exercer a profissão, ele poderá ser penalizado por tal atitude.
A Lei prevê pena para o exercício ilegal da profissão de radialista e pode ser punido e definido como contravenção penal por "exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições que por lei está subordinado o seu exercício". A pena prevista varia de 15 dias a três meses de prisão, com aplicação de multa, e se aplica a todos aqueles que se passam por radialista e exercem irregularmente a profissão.
As autoridades para tomar providência, precisa ser provocada, estarei defendendo minha profissão e estarei encaminhando ao ministério público e também ao sindicato dos radialista, esta denuncia e aguardar a posição das autoridades.
É inaceitável que nos dias de hoje, pessoas se passem por profissional sem ser e dessa forma denigrem a imagem de pessoas, fazem comentários daquilo que não tem conhecimento técnico e denegrindo a imagem do verdadeiro profissional.
Na nossa região existe excelente profissionais da imprensa, alguns amados por um odiados por outros, isso faz parte da profissão. Já teve casos de profissional da nossa cidade, ter que ir embora para exercer sua profissão em outro lugar.

Comunidade reclama do gosto da água da CAEMA após reabastecimento

0 comentários
Com um gosto diferente do fornecido antes da falta geral em toda cidade, a companhia de água e esgoto do Maranhão está fornecendo uma água de gosto salobro e o numero de reclamação vem aumentando a cada dia. Na Vila Parati que é um dos últimos bairros a receber o abastecimento de água da CAEMA devido não contar com uma rede de abastecimento construída pela companhia.

Os moradores informaram que vão solicitar da companhia que faça recolhimento da amostra da água para uma analise ainda esta semana. Pois o gosto diferenciado, está deixando a comunidade preocupada com a água que vem sendo usada pela comunidade desde o fim de semana na comunidade.

Empurrando com a barriga: Câmara de Imperatriz não consegue realizar licitação da comunicação em um ano de mandato

0 comentários

Faltando menos de dois meses para a conclusão do período legislativo 2013, a câmara de vereadores de Imperatriz não conseguiu se quer realizar a licitação da comunicação que permitiria tratar publicamente com a mídia as ações oficiais dos legisladores. A alegação da presidência é de que devido falhas no processo teria sido recomendada pelo ministério público a cancelar ainda no meio do ano o certame iniciado no fim do primeiro semestre. Aproveitando a falta de cobrança de satisfação sobre essa situação, a mesa diretora da casa ganhou o resto do ano para publicar um novo edital, inclusive chegou a divulgar em alguns canais de mídia que estaria aguardando o cumprimento do prazo do referido edital. Abordado nesta terça feira pela nossa equipe, o Pregoeiro Edson Junior contratado pela câmara para "cuidar" da questão, disse que este não está previsto nenhuma licitação para comunicação, visto que só sairia com a aprovação do orçamento de 2014. O que o pregoeiro não respondeu, é como fica A VERBA de meio milhão de reais aprovado no orçamento de 2013 para investir na comunicação institucional da câmara conforme orçamento aprovado ano passado.
O presidente da casa vereador Hamilton Miranda está usando o silenciou como resposta e evitando tratar esse assunto, segundo alguns setores da mídia política que cobre a câmara diariamente. A pergunta que a imprensa faz?, é se essa bagatela de meio milhão de reais prevista no orçamento da casa para a publicidade junto aos veículos de comunicação será devolvida aos cofres públicos municipal no fim do ano?. Nesta terça feira uma comissão formada por alguns blogueiros esteve visitando a sede do ministério público em busca de informação sobre a situação da licitação, visto que com base na lei de acesso a informação e transparência a cidadania, órgãos públicos como prefeituras e câmara não podem ficar sem realizar a publicidade oficial de interesse público. Os vereadores Fidelis Uchoa e Raimundo Roma, mesmo atuando na comunicação paralelamente aos seus mandatos, não quiseram puxar a discussão sobre a licitação da comunicação na cãmara.

Moto reclama de adiamento do jogo do Sampaio na Copa Cidade

0 comentários
A diretoria do Moto não poupou as críticas para a Federação Maranhense de Futebol por causa do adiamento do jogo entre Balsas e Sampaio, que jogariam nesta terça-feira e passou para o dia 30 deste mês. De acordo com os dirigentes do Rubro-Negro, a FMF deveria ter mantido a data.

“O Moto não pode aceitar isso, pois o Sampaio estava disputando a competição com o time B e não prejudicaria em nada jogar no meio de semana. Com esse adiamento, não só o Moto, mas todos outros clubes também serão prejudicados, pois ficarão um tempo ainda maior sem jogar a competição”, criticou o diretor de futebol, Waldemir Rosa, o Dadá.

O Moto volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Cordino na segunda partida da semifinal do primeiro turno da Copa Cidade de São Luís. Após 2 a 2 no primeiro duelo, em Barra do Corda, a equipe motense continuará com a vantagem do empate para disputar o título.

Sem sintomas, mulher descobre que está grávida na hora do parto

0 comentários
A administradora Aglair Ferreira Luz Greim, de 34 anos, que mora em Curitiba, descobriu que estava grávida já prestes a ganhar o primeiro filho. Após sentir dores por quatro dias, ela procurou um ginecologista, que mesmo não identificando a gravidez, a encaminhou para uma ecografia. O exame foi marcado para a semana seguinte, e a médica, que fez o exame, já orientou que o parto fosse realizado imadiatamente. A criança, uma menina, chama-se Camila. Nasceu saudável com 3,38 quilos e 48 centímetros. Nesta terça-feira (22), a nova integrante da família completa 14 dias.
Aglair levou um susto quando a médica a ecaminhou para a maternidade. “Você fica perdida. Não sabe o que faz. Quando ela falou que eu estava de nove meses e era para eu sair dali para fazer o parto, fiquei preocupada”, contou a administradora.

Aglair explicou os motivos que a fizeram não desconfiar da gestação. Primeiramente, ela não teve enjoo - sintoma clássico da gravidez. Em segundo lugar, ela tem microcistose, que são pequenos cistos no ovário, e que implica irregularidades dos períodos menstruais.

“A minha menstruação nunca foi normal, por causa dos cistos. Estranho, eu até achava. Mas eu já passei tempos sem menstruar. Na verdade, eu tinha que tomar remédio para descer. Eu também achei que eu estava engordando. Não senti nenhum enjoo”.

Além disso, Aglair contou que tentou engravidar por dois anos e, diante do insucesso, procurou especialistas em reprodução assistida. Os métodos adotados, entretanto, não ajudaram, e ela chegou a pensar que não poderia ter filhos. De acordo com Aglair, os médicos mencionaram que, no caso dela, por causa da microcistose, a gravidez poderia ser perigosa. “Daí parei de pensar nisso”.

Assim que começou a sentir dor, que ela acreditava ser cólica, Aglair marcou uma consulta com um ginecologista. Porém, ele não percebeu que ela estava grávida. “Ele fez o preventivo, colheu o material e, na verdade, não viu que eu estava grávida”, comentou.
O ginecologista ainda solicitou que Aglair fizesse uma ecografia. Logo que chegou à clínica para o exame, a médica já perguntou se Aglair estava grávida.

“Eu disse que não e ela falou: mas essa barriga é de grávida. Ela colocou o gel na minha barriga e já falou que estava nascendo e que era para eu ir para maternidade”, lembrou. Neste momento, segundo Aglair, as dores já estavam menores. Antes de ir para a maternidade, ela ainda passou no trabalho e em casa.

Como a administradora não viveu as fases de planejamento e preparação física e psicológica de uma gravidez, os amigos e familiares ficaram solidários à notícia. “Acabei ganhando todo o enxoval. A família e os amigos foram comprando e me dando”. Hoje, Aglair se diz muito feliz com a filha e agradece por tudo ter acabado bem.
Médico diz que apesar de ser raro, gravidez pode passar despercebida
O médico obstetra Gleden Texeira Prates da Maternidade Santa Brígida, em Curitiba, afirmou que, ainda que raro, é possível a gravidez passar despercebida. Prates, inclusive, citou dois casos que atendeu em que as futuras mães descobriram a gravidez no quinto mês. Segundo ele, apesar do carácter excepcional, isso pode ocorrer especialmente nos casos de mulheres como a Aglair, que possui microcistose. De acordo com o médico, é comum mulheres com esse problema ficarem meses sem menstruar.
“A microcistose faz com que a mulher fique longos períodos sem menstruar, às vezes, até quatro meses. Pode confundir. Além disso, também dificulta a ovulação, ou seja, dificulta uma gravidez espontânea”, acrescentou.

Leo Paraíba dispensado pelo Sampaio se apresenta na quarta para reforçar o Cavalo de Aço

0 comentários
O atacante Léo Paraíba dispensado pelo Sampaio, acertou no fim da tarde desta segunda feira e chega na quarta a tarde para reforçar o Cavalo de Aço. A informação foi confirmada pelo presidente do clube ao site no inicio da noite desta segunda feria. Alem de Léo Paraíba, o Cavalo de Aço vai contar com o retorno do volante Ivan e a contratação do goleiro David ex Sampaio. Todos devem se apresentar na quarta feira no estádio municipal.
Goleiro David ex Sampaio chega na quarta para o Cavalo de Aço
Volante Ivan se apresenta na quarta a diretoria do Cavalo de Aço

Federação Maranhense de Futebol segue na contramão

0 comentários
Infelizmente mudou o comando, mas a postura e os erros da Federação Maranhense de Futebol permanecem os mesmos. Enquanto Sampaio Correa e Moto Club seguem fazendo bonito dentro e fora de campo, a FMF na gestão Antônio Américo segue fazendo lambança. O Sampaio tem sido fantástico no Campeonato Brasileiro. O time saiu da Série D em 2012 conquistando o título de Campeão Brasileiro, e pode chegar à Série B em 2014. A campanha maravilhosa tem atraído o torcedor maranhense ao Castelão e o Sampaio tem sido recordista de público e ajudado a divulgar o Maranhão em todo o Brasil.

O Moto Club também tem feito bonito. Na gestão do amigo e jornalista Roberto Fernandes, o Moto conseguiu resgatar dignidade e a autoestima do clube e do torcedor rubro-negro. O Moto deu exemplo, disputou e venceu a segunda divisão e voltou à elite do futebol maranhense dignamente e pela porta da frente. Além disso, segue fazendo excelente campanha na Copa São Luís.

Já a Federação Maranhense de Futebol, infelizmente segue na contramão. Saiu Alberto Ferreira e entrou Antônio Américo, mas pouca coisa mudou.

Recentemente a FMF veio com uma proposta indecorosa de blindar Moto, Sampaio e Maranhão. Para a gloriosa FMF os três grandes clubes do futebol maranhense disputariam o estadual, mas sem correr o risco de serem rebaixados. As críticas da imprensa fizeram a FMF recuar nessa imoralidade.

Agora a FMF apronta mais uma. O Sampaio, no seu papel, pediu adiamento do seu jogo do meio da semana pela Copa São Luís contra o Balsas, mas inexplicavelmente a FMF aceitou e adiou a partida.
A justificativa que o Sampaio tem um jogo decisivo no sábado (26), contra o Macaé não procede. Se fosse assim, o jogo do último sábado contra o mesmo Macaé também era decisivo, o jogo contra o Fortaleza, encerrando a primeira fase do Brasileiro, também foi extremamente decisivo e antes desses dois jogos o Sampaio também jogou no meio de semana.

Botafogo e Flamengo, por exemplo, jogaram no domingo pelo Brasileiro e tem um jogo decisivo pela Copa do Brasil no meio de semana.

O Sampaio continua sendo o nosso representante no Campeonato Brasileiro e como este Blog já deixou claro, acredita que o Sampaio ascenderá para a Segunda Divisão (reveja aqui e aqui), mas a FMF não pode em detrimento de um time, prejudicar todos os demais. Infelizmente é uma constatação: a FMF segue mais atrapalhando do que ajudando.

Fonte: Blog Jorge Aragão